Ripando gráficos de jogos, e os adaptando para o Rpg Maker
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Ripando gráficos de jogos, e os adaptando para o Rpg Maker
Hoje irei ensinar de uma forma bastante detalhada, como ripar gráficos de outros jogos.
Para criar este tutorial, eu irei ripar gráficos de um jogo da Sega Genesis, mas o tutorial vale para qualquer outro.
Exemplo de gráficos ripados por mim:
O processo de ripagem é bastante simples, e requer apenas paciência.
Iremos precisar de alguns programas para isto:
Photofiltre Studio. Ou qualquer outro editor de imagens que você preferir. No tutorial, irei usar este programa.
O emulador do jogo no qual você quer ripar os gráficos. No caso do tutorial, eu estou usando o Gens.
E o programa que printa automaticamente o jogo. O nome do programa é AnimGet, e o download está disponível em qualquer local da internet.
Entendendo o AnimGet:
Observe a imagem abaixo:
Para entender melhor:
1. File - Fará apenas o programa fechar ao clicar em 'exit'.
2. Observe - Irá iniciar as screens do jogo, clicando em 'start', e irá para-las ao clicar em 'stop'.
3. Screen Shots - Ao clicar em 'save' o programa, irá criar uma pasta em seu pc, com todas as screens que ele tirou do jogo.
Ao clicar em 'delete' ele irá deleta-las.
4. Inactive - Irá determinar se o programa está ativo, ou inativo.
Para ativa-lo, basta clicar em 'observe' e depois em 'start'.
Com o AnimGet inativo, execute o seu emulador, e consequentemente abra o jogo, que no qual você quer ripar os gráficos:
Agora, vá no AnimGet e ative-o. (apenas clique em 'observe' e depois em 'start')
Com o programa ativado, ele irá automaticamente tirar screens shots, de todo o seu jogo.
Então, vá jogando, para que o AnimGet vá printando todos os movimentos dos personagens.
Depois de fazer todos os movimentos que deseja para criar os sprites, clique em 'observe>>stop'.
Depois é só salvar, clicando em 'Screens Shots>>Save'.
Agora, uma pasta em seu pc será criada pelo programa, com todas as SS do jogo.
O trabalho do AnimGet termina por aqui.
Trabalhando com as screens:
Abra o PhotoFiltre, ou o editor de imagens da sua preferência, e nele crie um novo documento.
O tamanho deste documento pode variar com a necessidade de cada um, mas recomendo que seja um tamanho, aonde possa caber todos os sprites necessários. O meu documento será de 500x500 pixels.
Neste documento, com a ferramenta do flood fill (balde de tinta) preencha-o com uma cor que você desejar, para ser o fundo dos sprites. Eu deixei rosa.
Agora, ainda no editor de imagens, abra uma das screens que você deseja começar:
Agora, iremos retirar o fundo, e só deixar o personagem.
Para esta tarefa, iremos nos utilizar de apenas duas ferramentas:
Comece retirando o fundo da imagem, com o balde de tinta (recomendo que aumente o zoom da imagem, para melhor visualização):
Quando acabar de retirar todo o fundo da imagem, utilize o pincel, para retirar o restante:
Você pode ir variando no tamanho do pincel, conforme for necessário para você.
A ideia é apenas deixar o personagem.
Quando se sentir satisfeito com o resultado, copie (CTRL+C) e cole (CTRL+V) a imagem do personagem sem fundo, naquele documento que você abriu.
Agora, é só fazer a mesma coisa aqui explicada, com as outras screens shoots.
Depois de ter terminado todos os sprites, é só salvar.
Se você for apenas dispor os sprites, não esqueça de colocar os seus créditos na imagem.
Estão lembrados que eu disse que apenas precisa-se de paciência para ripar?
Então, o processo de ripagem deste exemplo, me custou apenas vinte minutos.
O do Taz-Mania, 35 min.
Adaptando os gráficos:
A adaptação é o processo mais simples.
Deixo aqui dois videos criados por mim, aonde mostro como colocar os sprites corretamente no template de chars do Rpg Maker XP!
Bom, é isso aí, nosso tutorial chegou ao fim.
Espero que tenham gostado. E até a próxima.
Créditos pelo tutorial e imagens: MayLeone.
Para criar este tutorial, eu irei ripar gráficos de um jogo da Sega Genesis, mas o tutorial vale para qualquer outro.
Exemplo de gráficos ripados por mim:
- Spoiler:
O processo de ripagem é bastante simples, e requer apenas paciência.
Iremos precisar de alguns programas para isto:
Photofiltre Studio. Ou qualquer outro editor de imagens que você preferir. No tutorial, irei usar este programa.
O emulador do jogo no qual você quer ripar os gráficos. No caso do tutorial, eu estou usando o Gens.
E o programa que printa automaticamente o jogo. O nome do programa é AnimGet, e o download está disponível em qualquer local da internet.
Entendendo o AnimGet:
Observe a imagem abaixo:
Para entender melhor:
1. File - Fará apenas o programa fechar ao clicar em 'exit'.
2. Observe - Irá iniciar as screens do jogo, clicando em 'start', e irá para-las ao clicar em 'stop'.
3. Screen Shots - Ao clicar em 'save' o programa, irá criar uma pasta em seu pc, com todas as screens que ele tirou do jogo.
Ao clicar em 'delete' ele irá deleta-las.
4. Inactive - Irá determinar se o programa está ativo, ou inativo.
Para ativa-lo, basta clicar em 'observe' e depois em 'start'.
Com o AnimGet inativo, execute o seu emulador, e consequentemente abra o jogo, que no qual você quer ripar os gráficos:
Agora, vá no AnimGet e ative-o. (apenas clique em 'observe' e depois em 'start')
Com o programa ativado, ele irá automaticamente tirar screens shots, de todo o seu jogo.
Então, vá jogando, para que o AnimGet vá printando todos os movimentos dos personagens.
Depois de fazer todos os movimentos que deseja para criar os sprites, clique em 'observe>>stop'.
Depois é só salvar, clicando em 'Screens Shots>>Save'.
Agora, uma pasta em seu pc será criada pelo programa, com todas as SS do jogo.
O trabalho do AnimGet termina por aqui.
Trabalhando com as screens:
Abra o PhotoFiltre, ou o editor de imagens da sua preferência, e nele crie um novo documento.
O tamanho deste documento pode variar com a necessidade de cada um, mas recomendo que seja um tamanho, aonde possa caber todos os sprites necessários. O meu documento será de 500x500 pixels.
Neste documento, com a ferramenta do flood fill (balde de tinta) preencha-o com uma cor que você desejar, para ser o fundo dos sprites. Eu deixei rosa.
Agora, ainda no editor de imagens, abra uma das screens que você deseja começar:
Agora, iremos retirar o fundo, e só deixar o personagem.
Para esta tarefa, iremos nos utilizar de apenas duas ferramentas:
Comece retirando o fundo da imagem, com o balde de tinta (recomendo que aumente o zoom da imagem, para melhor visualização):
Quando acabar de retirar todo o fundo da imagem, utilize o pincel, para retirar o restante:
Você pode ir variando no tamanho do pincel, conforme for necessário para você.
A ideia é apenas deixar o personagem.
Quando se sentir satisfeito com o resultado, copie (CTRL+C) e cole (CTRL+V) a imagem do personagem sem fundo, naquele documento que você abriu.
Agora, é só fazer a mesma coisa aqui explicada, com as outras screens shoots.
Depois de ter terminado todos os sprites, é só salvar.
Se você for apenas dispor os sprites, não esqueça de colocar os seus créditos na imagem.
Estão lembrados que eu disse que apenas precisa-se de paciência para ripar?
Então, o processo de ripagem deste exemplo, me custou apenas vinte minutos.
O do Taz-Mania, 35 min.
Adaptando os gráficos:
A adaptação é o processo mais simples.
Deixo aqui dois videos criados por mim, aonde mostro como colocar os sprites corretamente no template de chars do Rpg Maker XP!
- Spoiler:
- Spoiler:
Bom, é isso aí, nosso tutorial chegou ao fim.
Espero que tenham gostado. E até a próxima.
Créditos pelo tutorial e imagens: MayLeone.
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